As melhores palavras do mundo

6637389-colorful-words-cut-out-from-magazines-form-an-attractive-backgroundEu tenho algumas manias estranhas, coisas que eu atribuo à minha maior paixão: escrever. Entre muitas pequenas manias irritantes, existe uma específica que me parece absurda mas que eu acredito que outras pessoas por a[i também têm: Eu tenho uma colação de palavras favoritas. Não pela sonoridade, mas palavras em diferentes idiomas pela qual eu sou apaixonada, palavras que eu tenho vontade de tatuar no corpo… Vou dividir algumas delas aqui com vocês:

05. ESCAPISMO: “Ato ou tendência de escapar, esquivar-se, fugir de qualquer coisa que seja, ou pareça ser, penosa, áspera, causadora de sofrimento.”

Tem algo muito charmoso e problemático neste desespero e temor de qualquer forma de dor, sabe? Sinto que esta palavra representa muito da alma do escritor. Afinal, cada palavra que sai dos meus dedos é um ato de escapismo: coloco no papel pra tirar de mim…

04. QUATERVOIS: “Em francês, encruzilhada, decisão crítica ou ponto de virada na vida de alguém.”

Eu sei que a palavra existe em português, mas ela parece tão mais poética em francês. Tenho uma queda pela língua, não posso negar, mas além de tudo eu amo qualquer palavra que represente um momento de mudança. Sei que a maioria das pessoas as temem, mas eu realmente tenho um interesse fora do comum em pontos de desequilíbrio, principalmente os meus…

03. RACOUNTEUR: “Em francês, contador de histórias, pessoa conhecida por contar histórias com habilidade e inteligência.

Mais uma vez, a paixão pelo francês se manifesta. Não basta que este seja o nome de uma das bandas contemporâneas que eu mais gosto, o significado é absolutamente encantador. Eu fecho os olhos e consigo visualizar esta pessoa como um velho mendigo barbudo contando histórias para crianças abandonadas pelas ruas de Paris em pleno outono… Aí eu lembro que eu mesma sou uma “Racounteur”.

02. IPSEIDADE: “O que faz com que um ser seja ele próprio e não outro.”

Não existe nada mais lindo e mais doloroso neste mundo do que a sina de sermos únicos. Talvez seja esta a maior qualidade e o maior defeito dos seres humanos: Somos quem somos e não somos iguais a mais ninguém. Diferente dos animais, trabalhamos com moldes sociais e não instintivos, de modo que sofremos mais, erramos mais e geramos os conflitos irresolvíveis que nos transformam em contadores de histórias todos os dias.

01. SERENDIPITY: “Em inglês, uma feliz coincidência.”

De longe, esta é a minha palavra mais favorita de todas. Há uma poesia tão intrínseca nela, tão única, que traduzi la é como tentar traduzir “saudade”. Impossível. Já aportuguesaram para “Serendipidade” mas não tem a mesma delicadeza do que o termo original. Já estou planejando marcar estas 11 letras em uma tatuagem delicada no pulso, com minha própria caligrafia, para me lembrar o tempo todo que a vida não é feita apenas de tristes acidentes, mas muitas coincidências maravilhosas também.

3 thoughts on “As melhores palavras do mundo

Deixe um comentário

